Comunidade de Nossa Senhora de Fátima


Rua Gijoca, 07 - Vila Curuçá Velha
São Miguel Paulista – São Paulo - CEP: 08031-420
Fone: (11) 2035-5464

ATIVIDADES RELIGIOSAS
Domingo: Missa às 07h, 09h e 18h.
Segunda-Feira: Missa, às 16h.
Terça-Feira: Missa, às 20h.
Quarta-Feira: Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 15h. / Missa, às 20h.
Quinta-Feira: Laudes, às 08h. / Grupo de Oração, às 20h
Sexta-Feira: Missa, às 20h.
Sábado: Missa, às 08h.
Missa das Crianças: todo 3º domingo do mês, às 11h.
Missa da Juventude: todo 5º domingo do mês, às 09h.
Missa em louvor ao Sagrado Coração de Jesus: toda 1ª sexta-feira do mês, às 08h, seguido de adoração ao Santíssimo Sacramento, o dia inteiro, até às 19h.

Missa na Casa do Ancião: toda segunda sexta-feira do mês às 15hs.
Confissões: Segunda-feira após a missa das 16h; quarta-feira após adoração; sábado após a missa das 08h.

HISTÓRICO
A história da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima teve início no dia 08 de dezembro de 1952, com o cruzeiro (foto ao lado) que,por iniciativa do padre Aleixo Monteiro Mafra, fora carregado de São Miguel até um terreno doado, local onde hoje está instalada a paróquia.

No dia 10 de março de 1957, o mesmo padre Aleixo inaugurava a primeira capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima.

Em 1968, o padre André Anesa terminava a construção da igreja, em substituição à antiga capela, insuficiente para acolher o número sempre crescente de fiéis, mesmo com a construção da capela de São José. Em 18 de junho de 1968 a comunidade de Nossa Senhora de Fátima foi elevada a paróquia, tendo como primeiro pároco o padre André.

Em 1973, no tempo do padre Emílio Falco, pároco desde 1070, foi feito o piso. Em junho de 1978 foi nomeado pároco o padre José Vicente Vaño Belda e, em fevereiro de 1984, o padre Paulo Roberto Cavalcante.

Em 23 de maio de 1986, assume a paróquia o padre Vicente Frisullo, da Ordem da Santíssima Trindade. Entre outras atividades promove a construção das capelas de Nossa Senhora Aparecida, Santíssima Trindade, Santo Agostinho, a ampliação da capela de São José e, recentemente, a construção da comunidade Bem Aventurado José Allamano. Em 10 de maio de 1999, num gesto ousado, dá início aos trabalhos de demolição. Um novo templo é erguido e, em 10 de dezembro de 2000, Ano Jubilar dedicado à Santíssima Trindade, foi celebrado a dedicação do novo templo, com a presença de Dom Fernando Legal, SDB, bispo diocesano.




HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo os relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três pastores, crianças na altura das aparições, no lugar de Fátima, tendo a primeira aparição acontecida no dia 13 de Maio de 1917.

Estas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia. A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo, portanto, aceito a combinação dos dois nomes - dando origem a "Nossa Senhora do Rosário de Fátima" - pois, segundo os relatos, "Nossa Senhora do Rosário" teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.

Três crianças, Lúcia de Jesus dos Santos (de 10 anos), Francisco Marto (de 9 anos) e Jacinta Marto (de 7 anos), afirmaram ter visto Nossa Senhora no dia 13 de Maio de 1917 quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Aljustrel, pertencente ao concelho de Ourém, Portugal.

Segundo relatos posteriores aos acontecimentos, por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, as crianças teriam visto uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo depois, outro clarão teria iluminado o espaço. Nessa altura, teriam visto, em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma "Senhora mais brilhante que o sol".

Segundo os testemunhos recolhidos na época, a senhora disse às três crianças que era necessário rezar muito e que aprendessem a ler. Convidou-as a voltarem ao mesmo sítio no dia 13 dos próximos cinco meses. As três crianças assistiram a outras aparições no mesmo local em 13 de junho, 13 de julho e 13 de setembro. Em agosto, a aparição ocorreu no dia 19, no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque as crianças tinham sido presas e levadas para Vila Nova de Ourém pelo administrador do Concelho no dia 13 de agosto.

A famosa "Capelinha das Aparições" em Fátima (que marca o local exato onde Nossa Senhora apareceu aos três pastorzinhos).

A 13 de outubro, estando presentes na Cova da Iria cerca de 50 mil pessoas, Nossa Senhora teria dito às crianças: "Eu sou a Senhora do Rosário" e teria pedido que fizessem ali uma capela em sua honra (que atualmente é a parte central do Santuário de Fátima). Muitos dos presentes afirmaram ter observado o chamado milagre do sol, prometido às três crianças em julho e setembro. Segundo os testemunhos recolhidos na época, o sol, assemelhando-se a um disco de prata fosca, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra. Tal fenômeno foi testemunhado por muitas pessoas, até mesmo distantes do lugar da aparição. O relato foi publicado na imprensa por vários jornalistas que ali se deslocaram e que foram testemunhas do fenômeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário