Comunidade de Nossa Senhora Aparecida


Av. Flamingo, 1217 - Parque Industrial
São Miguel Paulista - CEP: 08031-000

ATIVIDADES RELIGIOSAS
Domingo: Missa, às 09h.
Quinta-Feira: Missa ou Celebração às 15h30 (seguido de visita aos doentes)

HISTÓRICO
A Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, foi fruto do trabalho missionário realizado pelo Grupo de Rua no fim dos anos 70, inicio dos anos 80, onde, sob a orientação da Irmã Pia, que sempre que possível caminha junto com o grupo, incentivava as pessoas a continuar com as reuniões nas casas.

A Comunidade que nascia, ainda sem nome definido, reunia-se aos domingos à tarde, para celebrar a missa que era feita ao ar livre ou nas casas das pessoas que ofereciam com muita boa vontade o quintal da sua casa para que fosse celebrada ali a Sagrada Eucaristia, lembrando assim, o nascimento das primeiras comunidades cristãs, como nos relata o livro dos Atos dos Apóstolos.

Cada participante doava-se ao máximo, para que o local onde fossem realizadas as missas, mesmo que improvisado, fosse acolhedor. Assim, foi construído de forma rudimentar, o primeiro altar destinado a Celebração Eucarística da Comunidade; este era coberto e ornado com muito apreço pelas mulheres, que traziam de suas casas as melhoras toalhas.

A aquisição do terreno na Avenida Flamingo veio entre os anos de 1980-1982, onde a irmã Pia negociou e adquiriu o espaço, para que ali fosse erguido o templo que abrigaria a Igreja militante que já caminhava. Após a compra, deu-se inicio a construção, e em forma de mutirão foi erguido um barracão, que mesmo sem uma estrutura firme, foi uma conquista suada e abençoada para aquele povo.

Assumindo a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e, por conseguinte Comunidade de Aparecida em 1986, o Padre Vicente Frisullo encontrou muito trabalho pela frente, sobretudo porque o barracão que fora construído com grande apreço, veio ao chão depois de uma forte chuva e vendaval, deixando os membros da Comunidade novamente sem abrigo.

Contudo, isso não foi motivo de desânimo e nem empecilho para que, mais uma vez, o povo arregaçasse as mangas rumo ao trabalho. Nessa perspectiva, a Comunidade que recebera o nome da Padroeira do Brasil, pela precedência dos devotos à mãe Aparecida, iniciou sua nova construção entre os anos de 1988-1990, contando com a supervisão e o entusiasmo do novo Pároco recém chegado, Padre Vicente, que conseguiu por meio de doações reerguer a Igreja.

Dentre os trabalhos sociais que já foram desenvolvidos na Comunidade de Aparecida, destacam-se durante os anos 90 o Clube de Mães e a Escola de Marcenaria, beneficiando não só os membros da própria Comunidade, mas todos que a procuravam, capacitando assim, donas de casa e jovens rapazes a aprender um ofício e ter uma profissão. Posteriormente, a Comunidade acolheu também um grupo de alfabetização de adultos, onde muitos membros da Comunidade tiveram a oportunidade de iniciar o letramento, saindo do índice de analfabetismo.

Atualmente, a Comunidade mantém o Projeto “Viva Leite”, atendendo famílias carentes da região com a distribuição gratuita de leite;  e entre outras Pastorais, a Pastoral da Criança, ativa na Comunidade desde 2005, promovendo o desenvolvimento integral da criança e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Se faz importante ressaltar que o trabalho hoje realizado pelas Pastorais e o aumento da participação de fiéis na Comunidade, é resultado também das Missões Redentoristas, que trouxeram um novo ardor missionário para as Comunidades entre os ano de 1998 e 1999.

Falando do desenvolvimento estrutural da Igreja, graças à colaboração de todos, a Comunidade vem melhorando aos poucos duas instalações, oferecendo melhor acomodação e conforto a quem se dispões ouvir e trabalhar em prol da Palavra de Deus.

A primeira significativa melhoria foi à substituição do antigo altar, para o altar de mármore no ano de 1999. Em seguida pequenos reparos contribuíram para melhorar as instalações. Entre fim do ano de 2003 e o todo ano de 2004, a Comunidade passou por uma grande reforma na qual ampliou o fundo a Igreja, trocou os bancos, pintou a área interna e externa e reformou os banheiros.

De “casa nova”, em 2005, a Comunidade de Nossa Senhora Aparecida foi presenteada, por meio da doação da senhora Maria Paulina Martins, com uma réplica da imagem original de Nossa Senhora Aparecida, substituindo à anterior, que atualmente está guardada fazendo parte da história dessa Comunidade.

Pedimos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida para que continue olhando pelo povo dessa comunidade na Vila Curuçá, para que, sendo cada vez mais generosos, continuem a contribuir com a evangelização cristã católica no bairro.

HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil, venerada na Igreja Católica.  Um título mariano negro, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo. Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde que o Papa João Paulo II consagrou a Basílica em 1980. A Basílica é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo,  e é capaz de abrigar até 45.000 fiéis.

A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D.Pedro de Almeida e Portugal , Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto - MG.

Convocado pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram a procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu.

João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.

Durante 15 anos seguidos, a imagem ficou com a família de Felipe Pedroso, que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante a imagem.

A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. A família construiu um oratório, que logo tornou-se pequeno. Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava, e, em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).

No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.

A 8 de setembro de 1904, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada, solenemente, por D. José Camargo Barros. No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor.

Vinte anos depois, a 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. E, em 1929, nossa Senhora foi proclamada RAINHA DO BRASIL E SUA PADROEIRA OFICIAL, por determinação do Papa Pio XI.

Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena.

Era necessário a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início em 11 de Novembro de 1955 a construção de uma outra igreja, atual Basílica Nova.

Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional; "maior Santuário Mariano do mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário