Comunidade da Santíssima Trindade


Av. Água Vermelha, 26 - Pq. Industrial
São Miguel Paulista - CEP: 08031-080

ATIVIDADES RELIGIOSAS
Domingo: Missa, às 10:30hs.
Quinta-Feira: Missa ou Celebração, às 15h30 (seguido de visita aos doentes)

HISTÓRICO
Na Avenida Água Vermelha, a irmã Ildefranca, Missionária da Consolata, e as Damas da Caridade, fundaram uma creche. Na mesma rua, as Damas da Caridade tinham uma casa, onde desenvolviam atividades educativas em prol das crianças e adolescentes. A irmã Ildefranca conversou com o Pe. Vicente sobre a possibilidade de usar esse espaço para uma comunidade de paróquia. O Pe. Vicente acolheu com alegria essa proposta e passou a organizar a construção da Capela.

Em 1994 iniciou a construção da capela e no dia 24 de setembro do mesmo ano, reuniu-se o primeiro conselho da Comunidade, na presença de : Pe. Vicente Frisullo, Pároco, Irmã Geni, Missionária da Consolata, Simone, Antônia, Vera Lucia, Maria Aparecida, Maria Eva, Adeno Ferreira, Tomasia,Terezinha, Maria de Lourdes, Edno Cristino, Agostinho da Silva, Maria Almeida, Jô, Eliane, Benedita, Rose, Eliane Gardino e Maria Ilda.

O primeiro Conselho da Comunidade foi eleito no dia 24 de outubro de 1994. Inicialmente a Comunidade só tinha sacristia, pois as salas ao lado eram utilizadas pelas Damas da Caridade para atividades diversas, como distribuição de sopas. Pouco depois, foi comprado um terreno na mesma Rua da Comunidade e foi construída uma sala de costura e dois banheiros para as atividades das Damas da Caridade, e fizemos a troca de locais. A comunidade se estruturou  melhor. Em 2003 foi feito um novo altar, de mármore, para dar mais dignidade a celebração.

A festa da Comunidade acontece no dia Santíssima Trindade, solenidade que marca o recomeço do Tempo Comum na vida litúrgica da Igreja.

SANTÍSSIMA TRINDADE
As três pessoas da Santíssima Trindade é um só Deus em Três Pessoas distintas. O Pai, o Filho e o Espírito Santo, possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, bondade e santidade. Apesar disso, através da história, a Igreja tem observado que certas atividades são mais apropriadas a uma pessoa que a outra. A Criação do mundo é mais apropriada ao Pai, a redenção ao Filho e a Santificação, ao Espírito Santo. Nenhuma das Três pessoas Trinitárias exerce mais ou menos poder sobre as outras. Cada uma delas tem toda a divindade, todo poder e toda a sabedoria. E justamente, nesta breve dissertação, constatamos a profundidade do mistério da Santíssima Trindade, ante a complexidade em assimilar a magnitude de Três pessoas distintas formando um só Deus. Trata-se, portanto, de um grande mistério, central da fé cristã. As Escrituras são claras a respeito da Santíssima Tindade, desde o antigo, até o novo Testamento.

A festa da Santíssima Trindade é um dos dias mais importantes do ano litúrgico. Nós, como cristãos a celebramos convictos pelos ensinamentos da Igreja, que possui a plenitude das verdades reveladas por Cristo. É dogma de fé estabelecido, a essência de um só Deus em Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. É um mistério de difícil interpretação, impossível, de ser assimilado pelas limitações humanas.

Há séculos a Santa Igreja ensina o mistério de Três Pessoas em um só Deus, baseada nas claras e explícitas citações bíblicas. Mas desaconselha a investigação no sentido de decifrar tão grande mistério, dada a complexidade natural que avança e se eleva para as coisas sobrenaturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário